negócios

A Importância da Antecipação nos Negócios

Uma citação muito interessante sobre negócios que diz o seguinte:

Líderes antecipam as mudanças, enquanto os perdedores apenas reagem à elas.

A ÚNICA constância com a qual podemos contar é mudança. E o mais engraçado da atualidade é que a tecnologia age como um personal trainer que não para de apertar o botão de “mais rápido” na esteira, acelerando o processo dos negócios e fazendo com que as mudanças aconteçam mais rápido do que nunca.

Os negócios hoje sentem a pressão de estreitar a janela entre as mudanças sísmicas em qualquer indústria, e através de várias culturas. Isso porque a ciclo de vida de ideias e produtos está cada vez menor. O tempo entre o momento em que você cria um conceito inovador e outra pessoa cria um melhor não se trata mais de décadas ou anos, mas sim, apenas meses. Sua competição é está lhe assistindo com as janelas abertas (seus blog posts, seu Instagram, Snapchat, Facebook, etc). Suas cartas estão sobre a mesa. Todos podem ver o que você tem, e estão usando isso para pensar no que fazer em seguida. Comunicação em massa com um clique do seu mouse abriu o caminho para uma cultura que tem expectativas altíssimas e pouquíssima paciência.

Então como os negócios podem permanecer na liderança e encontrar uma maneira de fazer mais pelos clientes do que qualquer um na indústria?

A resposta é lembrar que o mundo dos negócios é um jogo de xadrez em 3 dimensões. Cada jogada que fazemos nos prepara para o que vem a seguir. Para ter sucesso, é preciso estar no controle.

ANTECIPAÇÃO É A CHAVE

Líderes de todas as indústrias encontram uma maneira de se tornar o jogador de xadrez, e não a peça do jogo. Encontrar sucesso nos negócios não se trata apenas de agregar valor, mas também de monitorar as tendências e antecipar os desafios que virão no caminho.

A dura verdade é que 96% dos negócios acabam dentro de um período de 10 anos. Pouco menos de 4% verdadeiramente sobrevive. E isso não significa que eles têm lucro, apenas significa que ainda estão de pé. O marco de 10 anos é apenas o começo de negócio de sucesso em produção. Então como antecipar as mudanças no horizonte? Compreendendo que existem gatilhos de crises nos negócios. Aceite esta verdade e crie um mapa do terreno à frente para conseguir escanear a periferia constantemente para avistar qualquer forasteiro se aproximando. (Lembra de quando a Apple entrou na indústria da música? Não existe tal coisa como “pista fechada” nos negócios, qualquer um pode se tornar um competidor). Então decida, hoje mesmo, a ser o jogador de xadrez, e não as peças do jogo.

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

five + ten =