pomodoro

Produtividade: Você conhece a Técnica de Pomodoro?

Como empresários e empreendedores, a produtividade é algo extremamente importante para crescer o seu negócio. Mas sabemos que, às vezes, o ser humano consegue ser um verdadeiro mestre da procrastinação, que é sua verdadeira inimiga na hora de atrair o crescimento nos negócios. Mas há uma solução! A Técnica de Pomodoro promete aumentar drasticamente sua produtividade!

O que é a Técnica de Pomodoro?

A Técnica de Pomodoro é um sistema de gerenciamento de tempo desenvolvido no final dos anos 80, por Francesco Cirillo. Este sistema encoraja as pessoas a trabalharem com o tempo que elas têm, dividindo o dia de trabalho em seções de 25 minutos, separadas por pequenos breaks de cinco minutos. Cada intervalo desse é chamado de Pomodoro. Depois de quatro pomodoros (ou cerca de duas horas de trabalho), é feito uma pausa maior, de 20 a 30 minutos.

A ideia por trás da técnica de Pomodoro, é que o timer traz um senso de urgência. Ao invés de sentir que você tem todo o tempo do mundo em um dia para realizar suas tarefas, e acabar desperdiçando suas preciosas horas de trabalho com distrações, você sabe que só tem aqueles 25 minutos para fazer o máximo progresso possível em determinada tarefa.

Além disso, as pausas forçadas ajudam a impedir aquela sensação de esgotamento total que costumamos sentir no final do dia. É impossível passar horas e horas na frente do computador sem perceber, porque o timer irá lembrá-l0 de levantar e respirar um pouco.

O método original de Pomodoro consiste em seis etapas:

  1. Decida qual tarefa deve ser feita.
  2. Acione o timer.
  3. Trabalhe na tarefa.
  4. Pare de trabalhar quando o timer indicar o fim dos 25 minutos e coloque um “check” em um papel
  5. Se você tiver menos de quatro “checks”, faça uma pequena pausa (5 minutos) e volte a etapa 2.
  6. Depois de quatro pomodoros, faça uma pausa longa (20 a 30 minutos)

Além do senso de urgência, a ideia é trabalhar com foco total na tarefa proposta. Não se deve checar e-mails, mensagens, e muito menos as redes sociais. Fique à vontade para fazer tudo isso durante qualquer pausa, mas enquanto o timer estiver rolando, é foco total e produtividade.

Se quiser testar a técnica para melhorar a sua produtividade, existem aplicativos para dispositivos Android e iOS, bem como a versão para navegador, que pode ser acessada aqui.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

18 + five =